Website: Rosto da Organização

Nos dias de hoje, o online é bastante importante e por isso mesmo, muitas das vezes, o site oficial de uma marca deve representar a marca na perfeição. Caso contrário, pode gerar alguma desconfiança da sua credibilidade ou até mesmo da credibilidade da própria marca. Neste sentido, hoje, vou apresentar algumas componentes que uma organização deve ter em conta no seu website de forma a tornar-lo mais apelativo e com conteúdos mais relevantes.

O website que vou apresentar hoje, como um bom exemplo de práticas de website é o site da Dior que é dos únicos que não liga apenas à imagem, mas, também, à informação que está presente no website. A Christian Dior S.A. (mais conhecida por Dior) é desde 1947 uma das marcas mais conceituadas que actua na indústria de luxo da moda.

Na maioria dos websites da indústria fashion a aparência é crucial e por isso há uma grande atractividade nos designs desenvolvidos nestes websites de forma a atrair mais visitantes e aumentar as vendas através das lojas online, contudo, na maioria das vezes, têm pouca informação acerca da marca em si. Como grande exemplo disso temos o site da Chanel que tem um conceito bastante atractivo, mas nenhuma informação relevante acerca da organização Site Oficial Chanel. Neste sentido vou apresentar um site que completa estas duas facetas de maneira eficaz, não deixando a parte atractiva de parte e dando também prioridade à informação institucionalSite Oficial Dior

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Em termos de primeiras impressões o website aparenta um URL intuitivo (www.dior.com), ao clicar, entra-se na HomePage e percebe-se logo que se trata da marca Dior que atua na indústria da moda/fashion. Este website junta a loja Online da Dior com a componente corporativa da marca, isto porque, no menu do lado esquerdo encontra-se todos os conteúdos da loja online e na parte direita do menu do website todos os conteúdos corporativos. É possível perceber essa separação pelo grande espaço em branco entre os conteúdos. No fim da HomePage encontra-se como esperado os contactos, e todos os links para os social media da marca. Mas também os três separadores identificados no Menu sobre a corporação que leva o visitante do website a saber um bocado mais sobre a empresa.

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NAVEGAÇÃO

Em termos de navegação do website, os títulos do Menu são bastantes intuitivos, na medida em que, permite perceber aquilo que se está à procura apenas pelo título. Contudo, no que diz respeito aos títulos relevantes à corporação, não é possível perceber do que se trata, apenas se percebe quando se chega ao fim da página com as três secções: a secção DIORMAG apresenta arquivos de campanhas e desfiles de moda, a secção LA MAISONDIOR debruça-se sobre a história da empresa e o DIOR TV sobre os arquivos dos vídeos da organização.

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Um problema que encontrei no site da Dior, é que quando se está numa das secções é impossível voltar à HomePage, isto porque ao clicar no logótipo da Dior vai apenas parar à HomePage da secção. Contudo, é possível aceder às outras secções do site através de um botão no lado esquerdo chamado “Change Universe”.

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DESIGN

No que diz respeito ao Design em geral, é um website com um design agradável, simples, moderno e adequado ao tipo de actividade. O site é “humano” porque mostra muitas imagens de pessoas, como em desfiles de moda, a usar os artigos vendidos pela Dior. As cores são muito subtis e contrastantes alterando, maioria das vezes, apenas entre o preto e o branco. O tipo de letra utilizado em todo o website é o mesmo e é adequado ao tipo de produto da Dior que é um produto de luxo. O logótipo da empresa está presente na HomePage e em todas as outras páginas. É um site que tem bastante espaço livre e por isso não cansa visualmente e é bastante organizado.

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CONTEÚDOS

Os conteúdos do site dizem respeito apenas à actividade da marca no mercado da indústria da moda. A maior parte do site está direccionado para a loja Online da marca e por isso os conteúdos dizem respeito à actividade de venda dos artigos. A informação é actualizada constantemente e pode-se destacar através das campanhas que são postadas constantemente. Os conteúdos são úteis e de fácil compreensão, há muita utilização da imagem e dos vídeos e áudio para acompanhar o texto, tornando tudo muito mais apelativo. Os conteúdos estão disponíveis em 18 línguas, sendo estas, 8 línguas Europeias, 1 Língua Norte Americana, 2 Sul Americanas e 6 Oceano-Asiáticas. Por fim, tem informações sobre os social media da Dior.

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PONTOS DE ATRACÇÃO

O site está em constante actualização, faz promoções de artigos, apresenta as novas campanhas e artigos, detém ofertas de emprego, tem um grande conhecimento em relação às novas tendências da moda e tem fácil contacto.

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COMPATIBILIDADE

O site da Dior dispõe de compatibilidade com todos os dispositivos, sendo mobile, tablets ou computadores. Também tem compatibilidade com todos os browsers, está bem optimizado e tem curtos tempos de carregamento.

 

INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL

No fim de todas as páginas o site apresenta as políticas de responsabilidade e os termos legais. Nos três sectores do lado direito do Menu são apresentadas informações institucionais sobre a organização. O primeiro apresenta todas as campanhas e conteúdos de imprensa sobre a organização – DIORMAG.  No sector DIOR TV são apresentados todos os arquivos de vídeos de campanhas e desfiles da Dior. No sector da LA MAISONDIOR é apresentado todo o histórico da empresa, cronologia, exposições, tudo sobre a produção dos artigos e os livros publicados pela marca.

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Concluindo, é crucial o Site Oficial de uma organização estar bem construído, programado e ter conteúdos relevantes. Na medida em que, nos dias de hoje o online tem cada vez mais destaque e por isso ter um bom site oficial ajuda a criar e a manter a identidade e imagem de uma organização.

Neste sentido, o site oficial da Dior é um bom exemplo de um site de uma organização, isto porque, junta o conteúdo institucional com design atractivo. O website da Dior é um grande exemplo de que less is more”. O design é simples, com cores contrastantes mas neutras, há muito espaço livre, está muito bem organizado e o conteúdo é bastante relevante. É um dos poucos websites presentes na industria da moda que junta a informação do produto à história da organização e isto torna-o bastante completo em todos os aspectos.

 

 

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