Visão RP

Ver com os olhos de um profissional Relações Públicas, não é apenas definir qual é a história da organização e o seu percurso até aos dias de hoje, é muito mais do que isso, é determinar valores escondidos, é determinar estratégias invisíveis, é verificar aquilo que a organização traz de novo para o mundo. Nesse sentido, hoje vou apresentar a Parfois como exemplo, para explicar um bocado aquilo que é a visão RP.

De uma mulher para várias mulheres, a PARFOIS nasceu em 1994 pelas mãos de Manuela Medeiros, cujo sonho era criar acessórios de moda acessíveis a todas as mulheres. Actualmente, a Parfois tem mais de 500 lojas e está presente em mais de 52 países, na sua maioria Europeus.

A Parfois à primeira vista, pode ser definida como uma das marcas de referência para as mulheres mais neo-tradicionais e trendy de Portugal. Oferece maioritariamente uma gama variada e permanentemente renovada de acessórios de moda a preços justos e no qual os espaços são convidativos e dinâmicos onde as clientes estejam atendidas e gostem de comprar. Actualmente, iniciou também a presença no sector da moda.

Mas que valores ela transmite?

  1. Análise do espaço e da sua decoração

As lojas da Parfois são geralmente amplas, organizadas, luminosas e claras, permitindo criar a melhor atmosfera para as clientes. A marca, ao contrário de outras, pretende criar um espaço mais acolhedor e convidativo, mas ao mesmo tempo dinâmico e com um toque de glamour de forma a melhorar a experiência dos seus clientes, para que eles gostem de comprar. O espaço segue normas de espaço aberto disponível para que os clientes andem pela loja de maneira mais confortável e no qual os produtos se encontrem num local com mais destaque.

      2. Público/Clientes

O público que frequenta maioritariamente a Parfois, define-se por raparigas mais jovens que andam à procura de acessórios mais trendy. Contudo, há um outro tipo de público que pode ser destacado, maioritariamente, nas épocas mais festivas, tais como, o natal e aniversários, isto porque, a Parfois é uma das lojas preferidas dos clientes para comprar presentes para os entre queridos. Neste sentido, é possível verificar valores de confiança por escolherem a marca para presentear aqueles que mais gostam. Mas também, porque os produtos que são vendidos estão sempre a alterar-se de forma a seguirem as tendências.

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      3. Colaboradores

Na sua maioria, os colaboradores das lojas são pessoas do género feminino com idades entre os 20 e os 35, isto porque, são pessoas que estão mais a par das tendências da moda e por isso têm mais facilidade em aconselhar as clientes. Têm uma atitude simpática e disponível e tentam fazer o seu melhor para ajudar as clientes. Os colaboradores de produto são pessoas com uma grande paixão pela moda, são pessoas criativas, são equipas dedicadas que viajam pelo mundo para aprender com aqueles que fazem melhor.

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   4. Produto

A Parfois tem investido cada vez mais na qualidade dos seus produtos, tentando manter os preços mais acessíveis. A marca leva as suas equipas a viajar pelo mundo e a procurar inspiração nas ruas, nas lojas, nos museus ou até mesmo na gastronomia. Estão atentos às tendências da moda e têm um olhar crítico, mas sobretudo são equipas humildes que aprendem com quem faz melhor e tendem adaptar os seus produtos a esse conceito. Neste sentido, adaptam os seus produtos à mudança, estes têm uma grande capacidade de adaptaçãoFast Fashion, permitem assim o lançamento semanal de produtos novos – Novidade.

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    5. Campanhas

As campanhas da Parfois são sempre muito focadas no simples e principalmente na leveza e tranquilidade, o que demonstra também muito o tema das lojas, sempre muito organizado, simples e leve. É possível verificar isso, através da nova campanha de verão, SS16. Demonstra que os acessórios, calçado, malas e roupa trazem uma aura diferente das restantes marcas. Campanha SS16

 

   6. Social Media

Em relação aos Social Media a Parfois é uma marca muito presente. Está presente no Facebook, está também presente no instagram, Youtube, Twitter. Tem site oficial e blog e tem também um perfil de linked in.

Facebook – No seu perfil de facebook, é postado maioritariamente as novas campanhas, os produtos semanais em destaque e eventos em lojas da Parfois. Responde a comentários negativos de positivos e responde a questões. Facebook Parfois

 

Instagram – O perfil de instagram é bastante ativo, publicando em média duas publicações por dia. Tem bastantes seguidores e um número considerável de gostos nas fotografias partilhadas. É uma plataforma que está muito bem trabalhada, sendo que, normalmente tem a base padrão do instagram e em alturas de campanha altera e torna as fotografias como se fossem um puzzle, mostra dinamismo.Instagram Parfois

 

Twitter – é postado conteúdo muito espaçadamente, tem poucos gostos, poucos retweets e poucas partilhas. São postadas, maioritariamente, as campanhas que serão lançadas e alguns produtos. Twitter Parfois

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Youtube – é um canal ativo, com visualizações significantes, contudo tem poucos comentários e subscritores. Os conteúdos partilhados nesta plataforma regem-se apenas a campanhas, eventos em lojas de Parfois, mudanças de conceitos e produtos. Youtube Parfois

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Linkedin – O perfil de Linkedin tem apenas uma breve descrição da empresa e as propostas de emprego disponíveis. Linkedin Parfois

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Site Oficial/Loja Online – o site oficial da Parfois tem um design simples com apenas duas cores, o preto e o branco. Demonstra tranquilidade e leveza ao longo dos vários sectores do site. As suas grandes funções é demonstrar os artigos em formato online, para que os clientes possam fazer as compras dos produtos fora das lojas. Contudo, o site também tem secções relativas à empresa e à carreira. Para além da sua simplicidade, o site também demosntra dinamismo, tem imagens a passar, as fotografias dos artigos e das campanhas são bastantes cativantes. Site Oficial Parfois

 

Blog Parfois – a Parfois tem também um blog onde partilha todos os artigos que saem semanalmente. Em termos de design assemelha-se muito ao Site Oficial da Parfois, simples e leve. Blog Parfois

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Concluindo, isto é apenas uma parte daquilo que devemos retirar das organizações quando somos profissionais de Relações Públicas. Questões como os valores, actividade nos social media, relação dos clientes com a marca, organização do espaço e dos produtos nas lojas e comportamento dos colaboradores são elementos fundamentais para criar uma boa comunicação.

Neste caso, a Parfois adoptou um modelo de simplicidadetranquilidade, com tendências trendy e de glamour e essa ideia está muito presente nos social media da organização. Permite, assim, que os seus públicos tenham uma certa precessão daquilo que vão encontrar quando chegarem à loja. Toda a experiência dentro da Parfois é muito diferente de outras lojas do género. Nesse sentido, achei um exemplo óptimo para ilustrar, no que diz respeito, àquilo que devemos das valor quando estamos a investigar uma organização e àquilo que realmente interessa destacar depois na comunicação dessa mesma empresa.

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