Mapa dos Social Media

O profissional de Relações Públicas tem a necessidade de estar sempre actualizado sobre os assuntos do dia. É, por isso, um trabalho que exige muito tempo e dedicação, contudo, há ferramentas que ajudam estes profissionais a fazê-lo de maneira mais rápida e eficaz, aquela que vou destacar hoje é o Echosec.

A Echosec lançou o seu produto final em 2013 e muitos dos seus usuários ativos descrevem o Echosec, como uma ferramenta simples, útil e importante. O Echosec permite encontrar de maneira fácil, dados dos social media através da localização. Esta ferramenta,  disponível em https://www.echosec.net/, permite navegar em quase todas as localizações do mundo e examinar/analisar a actividade dos social media nessas localidades. Este software permite obter informações e conhecimentos importantes sobre certos eventos em tempo real. O Echosec apresenta actualmente duas versões: Echosec free e Echosec Pro.

Echosec Pro:

  • Instagram
  • Twitter
  • Foursquare
  • Panoramio
  • AIS Shipping
  • Sina Weibo
  • Flickr
  • YouTube
  • VK

O Echosec providencia um grande grau de investigação a partir da selecção de uma área geográfica de modo a examinar a actividade nos social media nessa área específica.

Sem Título

A plataforma permite aos utilizadores escolher o local a pesquisar através da escrita do local ou através de uma funcionalidade que permite seleccionar uma área específica através de uma circunferência, rectângulo ou polígono. Também é possível escolher a data na qual se quer fazer a pesquisa: hoje, ontem, últimos 7 dias, últimos 30 dias, este mês. Em baixo do mapa, há também as próprias publicações e em que determinado canal foram publicadas, como se fosse um feed de instagram. Tem todas as publicações dos social media publicadas e permite clicar e redireccionar para o link onde foram publicadas. É também possível identificar os hashtags mais utilizados em determinada região.

Sem Título1.jpg

As grandes vantagens desta plataforma passam por: ter uma versão free e uma versão paga – Echosec Pro; É possível experimentar o Echosec Pro e todas as suas funcionalidades durante 10 dias grátis após a inscrição; existe subscrição grátis, se por algum motivo a organização não puder pagar os custos do Echosec Pro, a Echosec afirma avaliar o caso e muitas das vezes não pede fiança; tem os social media mais influentes de momento, tanto no ocidente como no oriente; não se foca apenas num social media, mas num agregado de todos os social media; é uma consulta rápida e exaustiva; tem um guia de utilizador que pode ser requerido através do contacto.

As desvantagens passam por: a versão free estar pouco desenvolvida e ter poucos social media associados; a versão free não funciona correctamente em todos os browsers ou versões; o Echosec Pro é dispendioso (custa 89 dollars por utilizador por mês cobrado anualmente ou 129 dollars por utilizador por mês cobrado mensalmente); tem poucos social media associados e não tem data sobre algumas determinadas regiões; é um software recente e apresenta alguns erros; não há filtros de pesquisa seguros; não permite afunilar a pesquisa através de hashtags.

Concluindo, esta é uma ferramenta que permite analisar um grande conjunto de social media num determinado local em especifico e por isso permite analisar em grande escala aquilo que interessa aos públicos. Nesse sentido, esta é uma ferramenta que torna o dia-a-dia de um profissional de Relações Públicas mais fácil e a sua acção mais eficaz, permitindo actualizar-se diariamente sobre determinados assuntos.

 

É possível aceder à versão free da ferramenta aqui. Echosec Free

Para ver outras ferramentas que tornam o dia-a-dia de um Profissional de Relações Públicas mais fácil, consulte aqui o #Pr Stack – 250+ Tool. #PR Stack

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s