Investigação: um caminho para o sucesso

O caderno de Investigação é uma ferramenta que impede profissionais de Relações Públicas de cair em erros que podem por em causa o futuro dos planos de comunicação. Nesse sentido, esta é uma ferramenta fundamental para o sucesso de um plano de comunicação, e por isso, é uma ferramenta imprescindível na vida quotidiana de um profissional de relações públicas.

Na sua essência, um Caderno de Investigação nomeia-se por uma recolha de informação relevante sobre uma determinada organização. Serve como uma ferramenta de organização, de memória, ou seja, uma recolha de investigação/pesquisas aglomeradas num caderno para informar a organização sobre algo.

“Research: Diligent and systematic inquiry or investigation into a subject in order to discover facts or principles.” American College Dictionary, 1964

De acordo com definições apresentadas pelo Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a palavra “investigar” (do latim investigare), refere-se à ação de seguir os vestígios de algo ou alguém ou à realização de atividades intelectuais e experimentais de modo sistemático (pesquisar), com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre uma determinada matéria. Logo, pode-se dizer que uma investigação é a procura de conhecimentos ou de soluções para certos problemas.

Nesse sentido, a melhor forma de uma organização estar preparada para o dia-a-dia é através da recolha e análise de informação. Informação que lhe permita encontrar conhecimento ou soluções para certos problemas, ou potenciais ameaças. No seio de uma organização, este tipo de investigação deve ser um processo contínuo, na medida em que não interessa apenas o meio interno, mas também o meio envolvente, que está em constante mudança.

Para as Relações Públicas a investigação é um processo necessário para o sucesso dos planos de comunicação e por isso está presente no Processo de Quatro etapas: Investigação, Planeamento, Ação/Comunicação e Avaliação. No entanto, como primeira etapa do processo, esta é muito importantes e não deve ser deixada de lado. A investigação permite à organização, conhecer-se a si mesma, às suas concorrentes, ao sector em que estão inseridas, como comunicam, mas também verificar aquilo que é ou não é feito.

É possível verificar campanhas de sucesso de concorrentes, mas também campanhas de insucesso. Nesse sentido, a investigação é um método eficaz de evitar “armadilhas”, porque permite verificar todos os pontos necessários para saber aquilo que não funciona e aquilo que funciona. Sendo assim, a investigação é importante para uma organização, na medida em que, possibilita ter uma base de conteúdos rica que permite a tomada de decisões de forma mais eficaz.

Concluindo, um Caderno de Investigação permite agregar todo um conjunto de informação útil para a organização. Nesse sentido é uma ferramenta imprescindível no quotidiano de um profissional de Relações Públicas, na medida em que permite ter informações sobre concorrência, sector, oportunidades, ameaças. A quantidade de informação recolhida pode fazer a diferença entre campanha de sucesso e uma de insucesso.

Deixo abaixo um video que ilustra a investigação no dia-a-dia, fora do contexto cientifico, porque a investigação faz parte do quotidiano de todos nós.

 

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