Internet: Mundo velho na Era digital

E se a partir de hoje a Internet deixasse de existir? O que farias para encontrar a informação necessária para os teus trabalhos? O que farias se não pudesses aceder às tuas redes sociais? Se não pudesses pesquisar sobre os teus interesses ou gostos? Tantas questões sobre algo que pode ser substituído por apenas uma palavra, Internet.

A internet sofreu alterações, e estas transformações foram vigorosas: há cerca de 20 anos atrás 0,6% da população tinha acesso à internet e em 2014 a internet abrangia já 39% da população mundial. Esta infraestrutura de redes impôs em nós, usuários, necessidades que as pessoas de décadas anteriores à de 90 não tinham.

A internet permitiu mudar a forma como comunicamos uns com os outros, alterou a forma de ver o mundo; permitiu que a comunicação, presente no dia-a-dia de cada um, como seres naturalmente sociais, fosse feita sem barreiras temporais e distanciais. Atualmente, podemos comunicar com os “quatro cantos do mundo” quando quisermos. Mantemos contacto com pessoas que estão longe de nós, podemos ter acesso a notícias recentes, encontrar informação de maneira mais fácil e acessível. A internet tornou o mundo mais pequeno e as pessoas mais próximas. Sem esta possibilidade de “falar” online, gastaríamos mais dinheiro em telefone e tempo a escrever cartas e a informação tornou-se mais acessível.assessoria-imprensa-e-comunicacao-620x295_1_980_2500

Contudo, se olharmos para o assunto a partir de outra perspetiva “muita coisa mudou, mas pouco mudou”: isto porque, continuamos a ser os mesmos seres sociais que precisam de comunicar entre si, os mesmos seres que precisam de se entreter e divertir, os mesmos seres que precisam de se informar. Com isto quero dizer que a essência do que é a internet, continua a ter o mesmo significado, mas aquilo a que lhe damos uso é totalmente diferente das primeiras pessoas que acederam à internet, ela muda todos os dias.

A internet passou de uma rede de conteúdos para uma rede baseada na criação de comunidades, colaborações e relações pessoais. Com isto, posso afirmar que a Internet, que faz parte do dia-a-dia da maioria da população da sociedade ocidental, principalmente do dia-a-dia dos jovens, não alterou o mundo, mas alterou as regras de como percecionamos o mundo. Vivemos num mundo rodeado pela internet. Contudo continuamos a ser seres sociais e a internet permite-nos contactar e comunicar com pessoas independentemente da distância que nos separa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s