Relações Públicas: uma profissão que acompanha mentalidades

 

Afinal o que são Relações Públicas? Relações Públicas é uma profissão que tem ganho expansão no mundo e na sociedade moderna. Isto porque, cada vez mais, o mundo organizacional tem dado mais importância às relações estabelecidas com os seus públicos.  São estes profissionais que assumem todas as ações de comunicação.

Como todos nós sabemos, a comunicação faz parte do nosso dia-a-dia e é a partir dela que atribuímos significado àquilo que nos rodeia, permitindo-nos interpretar o mundo de todas as maneiras imagináveis.

“Since we can only enter into another person’s world through communication, we depend upon ethnographic dialogue to create a world of shared intersubjectivity and to reach an understanding of the differences between two worlds.” (Tedlock, 1991)

Mas, como tudo o resto que nos envolve sofreu alterações, desde os primeiros tempos da comunicação até aos dias de hoje, a comunicação tem um papel importante na nossa vida. Atualmente, a comunicação é cada vez mais rápida e constante e deixou de apresentar barreiras locais e temporais com o surgimento dos novos dispositivos digitais. Desta maneira, a comunicação é imprescindível à vida quotidiana de um individuo ou organização inseridos numa sociedade tecnológica moderna.

Os novos mecanismos de comunicação expandem os horizontes das organizações: estas podem relacionar-se com o seu meio envolvente e com os públicos de uma forma mais acessível e próxima, criando relações que antes não eram possíveis. Contudo, os novos mecanismos de comunicação podem também deixá-las mais expostas a diversos riscos.

É neste contexto que as Relações Públicas atuam como encarregues da gestão da comunicação no sector organizacional: os seus profissionais mantêm relações benéficas a longo-prazo com os públicos num contexto onde coexistem diferentes interesses, perceções e valores. Assim, cabe a estes profissionais trabalhar na construção constante de uma plataforma de entendimento/conversação que permita acrescentar valor e criar relações, tudo isto como base na comunicação. É possível, assim, dizer que para além da comunicação, as Relações Públicas também se mostram como uma forma de interpretar o mundo através da sua grande função que se resume à comunicação. Isto porque se têm que adaptar constantemente aos novos meios, novas tecnologias e novas formas de comunicar; têm primeiramente que se adaptar ao meio em que estão presentes para depois estabelecerem as relações com o meio envolvente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s